Tempestade tropical Bret (1993)

Tempestade Tropical Bret
Tempestade tropical (SSHWS/NWS)
imagem ilustrativa de artigo Tempestade tropical Bret (1993)
Tempestade tropical Bret pouco depois do pico de intensidade a 6 de agosto
Formação 4 de agosto de 1993
Dissipação 11 de agosto de 1993

Ventos mais fortes sustentado 1 min.: 95 km/h (60 mph)
Pressão mais baixa 1002 mbar (hPa); 29.59 inHg

Fatalidades 213 total
Danos 35.7 milhões
Áreas afectadas Ilhas de Barlavento, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua
Parte da Temporada de furacões no Atlântico de 1993

A tempestade tropical Bret foi o desastre natural mais mortífero na Venezuela desde o sismo de Caracas de 1967. Foi o terceiro ciclone tropical da temporada de furacões no Atlântico de 1993, Bret formou-se em 4 de agosto de uma onda tropical africana em direção ao oeste. Bret mais tarde chegaria ao pico como uma tempestade tropical com ventos de 60 mph (95)km/h) ao se aproximar de Trinidad. Seguiu um curso extremamente ao sul pelo Caribe, passando pelas costas da Venezuela e da Colômbia. Os terrenos altos nas partes norte desses países interromperam gravemente a circulação da tempestade, e Bret enfraqueceu-se para uma depressão tropical antes de emergir sobre o extremo sudoeste do mar do Caribe. Lá, ele voltou a uma tempestade tropical e a 10 de agosto açoitou a Nicarágua, dissipando-se logo depois. Os remanescentes de Bret chegaram ao Oceano Pacífico, onde finalmente se tornaram o furacão Greg.

Apesar que Bret fosse apenas uma fraca tempestade tropical, fez que causa-se inundações extremas e cerca de 200 mortes, movendo-se através da América do Sul, principalmente na Venezuela. A primeira tempestade tropical a aflingir o país em 100 anos, Bret causou avalanches nas regiões do norte com 13,35 in (339 mm) de chuva. A capital, Caracas, recebeu 4,72 in (120 mm) de chuva em apenas sete horas, o que resultou em amplos deslizamentos de terra nas colinas em torno da cidade que soterrou casas e levaram carros. Houve 173 mortes no país, e o prejuízo foi estimado em US$25 milhões (1993 USD).[nb 1] Voluntários e bombeiros ajudaram vítimas da tempestade lidar com os danos, e os trabalhadores limparam as estradas para restaurar o transporte.

Fora da Venezuela, Bret primeiro afetatou a Trinidad e Tobago, causando pequenas inundações e falhas de energia. Passou logo ao sul da ilha de Curaçao, onde a tempestade danificou o recife de coral e os telhados de 17 casas. A tempestade mais tarde roçou o norte da Colômbia, matando uma pessoa, antes de seguir para a América Central. Na Nicarágua, Bret matou 31 pessoas e deixou US$ 3 milhões em danos, com muitas cidades costeiras a ficarem isoladas pelas enchentes. Devido às inundações houve uma morte na vizinha Costa Rica e sete em Honduras. Na América Central, o dano foi agravado pelo Furacão Gert movendo-se através da região no início de setembro.
Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "nb", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="nb"/> correspondente


From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Nelliwinne